Facebook Twitter Youtube
Na onda dos bandeirantes: confira nosso relato sobre um fim de semana em Santana de Parnaíba, São Paulo

No último final de semana fomos conhecer uma cidadezinha bem próxima da capital paulista, um local cheio de história. Fundada às margens do Rio Tietê, nosso destino, desta vez, é Santana de Parnaíba. A cidade, conhecida como "Berço dos Bandeirantes", era ponto de partida dos sertanistas que percorriam o interior do país em busca de riqueza e escravos.

O grande destaque do passeio foi um achado gastronômico no sábado a noite. Por indicação de um simpático morador local, fomos parar no restaurante Emprestado, cujo menu  reúne receitas de restaurantes consagrados de todo o Brasil. Nossas escolhas foram o peixe com banana e o prato marmotinha. O primeiro, muito bem feito, trazia alho poró sobre o pedaço de peixe, que se destacava no prato apoiado em rodelas generosas de banana. Amêndoas laminadas adicionadas ao arroz deram um toque especial, tornando o prato ainda mais saboroso. O segundo prato trazia filet em cubos acompanhado de uma porção generosa de massa.

São muitas, a propósito, as escolhas felizes no restaurante. Entre os "pratos emprestados", figuram o camarão crocante com risoto de brie, original de Natal (RN), além da costela de Lata de Tiradentes (MG) e a Beijumanga, de Porto de Galinhas (PE). No local, fomos super bem atendidos e nossos pratos chegaram em tempo adequado à nossa fome  que aliás era tanta...por isso nem lembramos de tirar fotos das gostosuras (!).

No centro histórico de Santana de Parnaíba encontram-se 200 casarões restaurados e tombados dos séculos 17, 18 e 19. Aproveitamos para conhecer a Igreja Matriz de Sant'Anna, verdadeiro marco histórico do município. Imponente, a construção é tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico).Esta versão atual data de 1892 e é de taipa de pilão com piso de canela-preta, madeira ameaçada de extinção. E gente, olhem só o que descobri em pesquisas no Guia Parnaíba (www.guiaparnaiba.com.br): a Igreja abriga uma imagem de São Benedito, um exemplar dos chamados Santos do Pau Oco, muito utilizados por contrabandistas que ali escondiam tesouros para enganar a Coroa Portuguesa na época da mineração.

Há muita coisa além do que vimos para ser vista em Santana de Parnaíba. Voltaremos em breve ao local e traremos mais dicas e informações para vocês. Puxa, eu aqui quase me despedindo e olha que por pouco esqueço de falar de algo essencial em toda viagem: o local de estadia! Ficamos no Dayse Hotel, próximo ao terminal de ônibus do município. Adoramos, o quarto é bem aconchegante e as meninas da recepção muito simpáticas. Para quem tem fome, é possível almoçar no restaurante do Hotel, por apenas R$ 12,99, comendo-se a vontade. Bacana né :)

Escrevam, por favor, se tiverem sugestões para esta matéria.

Deixo vocês, por ora, para poder tomar um chá e me preparar para dormir.

Beijos e uma ótima semana,

Chris

Comentários
Dayse Cardama
Olá fico muito feliz em saber que aproveitaram o fim de semana em nossa cidade e que puderam desfrutar de bons lugares, além de conhecer um pouquinho da história da nossa cidade. Sou Dayse a proprietária do Hotel, adorei o relato da sua experiência em Santana de Parnaíba. Espero que voltem sempre a nossa cidade e ao nosso Hotel. Parabéns, abraços.
Fale com a Chris Fale com a Chris Fale com a Chris Fale com a Chris Home Sobre a Chris Fale com a Chris
Achados da Chris 2013 ©Todos os direitos reservardos - Desenvolvimento: Ellos design