Facebook Twitter Youtube
Balila traz a moderna culinária do Líbano

Com décor estilo pop art, casa aposta em pães artesanais e receitas caseiras

 

 

Libanês de alma pop, assim é o Balila, restaurante de culinária árabe, em ambiente despojado e atmosfera cosmopolita. A proposta das sócias, as empresárias Adriana Doumet e Helen Edde, que moram em Beirute, é trazer as delícias da culinária servida atualmente nas ruas da capital libanesa.

O Balila oferece de pratos rápidos ao menu à la carte. Um dos diferenciais é a padaria artesanal. Da cozinha envidraçada, assiste-se ao preparo cuidadoso dos pães. Fornadas quentinhas trazem opções como o pão-folha e os pães-pita branco, integral ou torrado. Ideais para acompanhar o trio-degustação de pastas, com babaganouch, coalhada seca e hommus. Os mezzés – semelhantes às tapas espanholas – podem ser servidos quentes ou frios e se tornaram o carro-chefe da casa. Os manouches são sanduíches enrolados no pão-pita, típicos do Líbano, facilmente encontrados pelas ruas de Beirute. Há variações de queijo, espinafre, rosbife e Kafta (carne moída, coalhada seca, tomate e alface).

O cardápio, assinado pelo badalado chef libanês Marc Abed, tem uma proposta moderna, leve, saudável e sempre com ingredientes frescos. Especiarias e temperos típicos, como a pimenta-síria (bhar), o snoubar (pinholi), záatar e summac aparecem em pratos tradicionais ou releituras. O menu se divide em sanduíches árabes (como manouches), mezzés, saladas, kebabs (grelhados com acompanhamentos), pratos especiais e sobremesas. 

O Balila, prato que dá nome à casa, é um mezzé clássico libanês feito à base de grão de bico, alho, limão, azeite e cominho. Há opções mais sofisticadas, como o “Carré de Cordeiro”, acompanhado de legumes grelhados e molho à base de hortelã e o “Kafta com Batata”, prato caseiro de carne moída temperada com molho de tomate fresco, batata cozida, e servido com arroz libanês, preparado com macarrão cabelo de anjo. Entre as sobremesas, destacam-se o “Malabie com Damasco”, uma espécie de manjar árabe, e “Atayef de Catupiry com Goiabada”, panqueca doce recheada de catupiry e servida com calda de goiabada. Receita libanesa com uma pitada dos sabores brasileiros. Para os vegetarianos, além das criativas saladas (como a de tabule branco, uma novidade feita com quinoa, repolho e limão), há kibes de abóbora e de arroz com recheio de queijo.

A decoração jovem e alegre do Balila reflete o Líbano de hoje. Na entrada, o restaurante abriga uma vitrine onde ficam expostas as principais entradas do menu. Nesse espaço, um divertido “quiz” instiga os visitantes, brincando com hábitos libaneses. Nos pôsteres, há provérbios para identificar um autêntico libanês, como a “piscina de azeite” nos pratos ou a tradição dos banquetes. Diz o teste: “você sabe que é libanês quando sua mãe tem 2 convidados para o jantar, mas cozinha para 30”. Ao fundo, há um salão clean e moderno, ideal para aqueles que desejam menu à la carte, almoços e jantares românticos, refeições e comemorações corporativas, familiares e entre os amigos.  Nas paredes, telas de cores vibrantes, em estilo pop art, que retratam cenas da capital libanesa.

“Somos um árabe contemporâneo, que busca trazer um pouco do sabor e das cores da Beirute de hoje. Culinária árabe não se resume a coalhada, kibe e esfilha. Há opções leves, para refeições rápidas, e até as mais elaboradas”, explica Helen Edde, uma das sócias do Balila. Receitas caseiras, com gostinho de quero mais.

Serviço:

Balila Restaurante Libanês

www.balilarestaurante.com.br

Rua Maria Carolina, 674 – Pinheiros - Tel. 11 3031-8033

São Paulo – SP – CEP: 01445-000

Faz entregas em domicílio durante o almoço. Telefone para delivery: 11 3097-0802

Horário de funcionamento:

De segunda a quinta, das 12 às 16h; Sexta e sábado, das 12 às 22h. Fecha aos domingos.

Comentários
NENHUM COMENTÁRIO
Fale com a Chris Fale com a Chris Fale com a Chris Fale com a Chris Home Sobre a Chris Fale com a Chris
Achados da Chris 2013 ©Todos os direitos reservardos - Desenvolvimento: Ellos design